Falso 9

Vida & Lucros | Edição #012

Ontem, (01/06), o mundo acompanhou o Real Madrid levar pela 15ª vez o título da UEFA Champions League (UCL), considerado o maior torneio de clubes de futebol do mundo.

No estádio de Wembley, em Londres, o time madrilenho venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0, com o nosso Vinicius Jr. marcando um dos gols da partida.

Se você não assistiu, perdeu um belo espetáculo esportivo, dentro e fora de campo.

Sou um amante do futebol.

Até hoje não entendo como não me tornei jogador de futebol profissional.

Canhota afinada, sou daqueles jogadores talentosos do tipo "garçom", que servem os companheiros geralmente os colocando na cara do gol.

Quem sabe o Brasil já não seria hexacampeão mundial comigo lá.

Nunca saberemos o que o país do futebol perdeu ao não me alçar como seu protagonista.

Tá, menos! 😅

Pra não dizer que é tudo mentira, tirando a final da UEFA e seu placar, que amo futebol e que sou canhoto, no resto eu dei uma boa forçada de barra, admito.

Falando sério agora, os esportes servem como metáforas ricas para diversas situações da vida pessoal e profissional.

Aproveitando a euforia da final da UCL, o ensejo do futebol é oportuno para trazer um tema que eu gosto muito de estudar, de falar e de aplicar: liderança.

Camisa 9, o centroavante ⚽

No mundo do futebol, a evolução tática das equipes frequentemente traz novas posições e funções que revolucionam a forma como o jogo é jogado.

Tradicionalmente, o camisa 9 é o famoso centroavante, jogador ofensivo cuja principal responsabilidade é marcar gols.

Ele fica a maior parte do tempo dentro da área se movimentando, usando da força física para disputar bolas e aproveitando oportunidades de "colocar a gorduchinha pra dormir".

Nosso exemplo mais famoso de centroavante puro e nato é o Ronaldo (Fenômeno).

Ronaldo, um dos maiores centroavantes da história do futebol

Mas, há dentro de campo uma função que sempre me despertou curiosidade, por três principais motivos:

  • por seu nome intrigante, que remete a uma espécie de anti-herói;

  • pelo papel que o jogador incumbido de representá-la exerce no time;

  • pelas diversas analogias que essa função tática permite fazer com o tema da liderança.

Indo direto ao ponto, na minha opinião, entre os conceitos táticos mais intrigantes e inovadores do futebol está a função do "falso 9".

A função do falso 9 no futebol

O falso 9 transcende o papel tradicional do centroavante.

Ele é um jogador inicialmente posicionado como atacante, mas que combina habilidades de finalização com a capacidade de criar jogadas e "limpar a área", desorganizando a defesa adversária.

Em vez de permanecer fixo na frente, o falso 9 recua para o meio-campo, puxando os zagueiros consigo e criando espaço para que outros jogadores ataquem.

Um dos exemplos mais notáveis de falso 9 é ninguém menos que Lionel Messi, que sob a direção de Pep Guardiola, no Barcelona, redefiniu a posição.

Messi e Pep Guardiola, nos anos 2010

A propósito, foi o brasileiro Tostão, na copa de 70, o falso 9 que inspirou o técnico Guardiola.

Tostão fazendo fila na zaga da Inglaterra na Copa de 70

Outros exemplos incluem o italiano Francesco Totti, na Roma, e o brasileiro Roberto Firmino pelo Liverpool.

Se estiver com tempo e quiser saber, em detalhes, como atua dentro de campo um jogador com a função de ser o falso 9, o vídeo abaixo explica bem:

Em uma metáfora, essa versatilidade e adaptabilidade têm paralelos interessantes com as exigências de um líder moderno dentro de uma empresa.

No texto de hoje, trago algumas reflexões simples e práticas sobre as características do falso 9 no futebol e como essas qualidades se traduzem, a meu ver, em habilidades essenciais para líderes.

Aproveito também para compartilhar algumas estratégias de como aplicar esses conceitos no contexto de uma liderança eficaz.

Características do falso 9 e do líder eficaz

Dentro do time, o falso 9 tem funções bastante importantes.

Dependendo de como ele as desempenha, pode ser a diferença entre ganhar e perder jogos.

De modo a traçar um paralelo entre a função de um falso 9 no time de futebol e o papel de um líder dentro das organizações, escolhi elencar a seguir o que considero serem as cinco principais características comuns a estes profissionais.

São elas:

  1. flexibilidade e adaptação;

  2. criatividade e inovação;

  3. visão e inteligência tática;

  4. colaboração e trabalho em equipe;

  5. “varrer a sujeira" e deixar o caminho livre.

Um líder eficaz precisa navegar entre essas várias funções. Por isso, entrarei um pouco mais a fundo em cada uma dessas características.

A discussão de cada característica seguirá a seguinte sequência lógica:

Nome da característica > seu uso na função do falso 9 > papel do líder dentro desse contexto.

1. Flexibilidade e adaptação

A flexibilidade é uma característica central do falso 9, que deve se adaptar constantemente às mudanças táticas durante um jogo.

Da mesma forma, um líder precisa ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e às dinâmicas internas da empresa.

✍️ É papel do líder:

  • ajustar a estratégia da equipe ou da empresa em resposta a novas condições de mercado, reconfigurando os times, adotando novas tecnologias ou decidindo entrar em novos mercados.

  • desenvolver e reter talentos, adaptando seu tipo de gestão para atender às necessidades individuais dos colaboradores.

2. Criatividade e inovação

O falso 9 é conhecido por sua criatividade em campo, encontrando maneiras de criar oportunidades de gol onde aparentemente não há nenhuma.

No mundo corporativo, a criatividade e a inovação são igualmente cruciais para o sucesso e a longevidade de uma empresa.

✍️ É papel do líder:

  • fomentar uma cultura de inovação, onde novas ideias são encorajadas e experimentadas. Penso que reuniões de alinhamento semanal e sessões de brainstorming são exemplos de como desenvolver essa cultura na empresa.

  • buscar soluções criativas que possam oferecer vantagens competitivas, como adotar tecnologias que estão surgindo, fazer parcerias estratégicas ou trazer novas abordagens de como melhorar o marketing da companhia.

  • promover uma mentalidade de melhoria contínua dentro da equipe, incentivando os colaboradores a pensarem de forma criativa sobre como seus processos, serviços e produtos podem ser melhorados.

3. Visão e inteligência tática

A visão de jogo e a inteligência tática do falso 9 são essenciais para sua eficácia.

Ele deve entender não apenas sua posição, mas também como suas ações afetam todo o time.

Essa capacidade de conseguir ver o quadro geral também é importantíssima para os líderes empresariais.

✍️ É papel do líder:

  • ter uma visão clara do futuro da empresa e ser capaz de comunicar essa visão de forma convincente para inspirar e motivar sua equipe.

  • tomar decisões informadas, baseadas em dados e análises, para orientar a empresa em direção aos seus objetivos estratégicos.

4. Colaboração e trabalho em equipe

O falso 9 não opera isoladamente; sua função depende da colaboração eficaz com seus colegas de equipe.

Da mesma forma, acredito que o líder deve ser um facilitador da colaboração, garantindo que todos os membros do time trabalhem juntos, da forma mais harmoniosa e produtiva possível.

✍️ É papel do líder:

  • promover um ambiente onde a colaboração é valorizada e incentivada, fomentando sempre a cultura do trabalho em equipe.

  • se comunicar de forma clara, verdadeira e objetiva, garantindo que todos os membros estejam alinhados e trabalhem em direção aos mesmos objetivos.

  • reconhecer e recompensar a colaboração eficaz, incentivando comportamentos positivos e construindo um espírito de equipe forte.

5. "Varrer a sujeira" e deixar o caminho livre

Um das funções que mais diferenciam o falso 9 de um centroavante puro (o camisa 9) é a de sair de dentro da área e recuar até o meio-campo para atrair os zagueiros e criar espaços para outros atacantes.

De maneira análoga, um líder eficaz deve "varrer a sujeira" e deixar o caminho livre para que sua equipe possa trabalhar de maneira produtiva e tranquila. 🧹

Veja mais sobre o papel do líder como “varredor de sujeira” nesse vídeo do Jack Welch que postei em meu Instagram 🤯:

Isso envolve (a) remover obstáculos, (b) resolver problemas e (c) criar um ambiente onde os funcionários possam se concentrar em suas tarefas com o mínimo de distrações ou impedimentos.

❗Eu considero esses três tópicos tão importantes que acho que valem alguns comentários mais específicos sobre eles.

a) Remoção de obstáculos

Um líder precisa identificar e remover qualquer barreira que possa dificultar o desempenho da equipe, sejam problemas estruturais, burocráticos ou culturais.

Exemplos:

  • revisar e simplificar processos internos para reduzir a burocracia e aumentar a eficiência.

  • garantir que a equipe tenha os recursos necessários, sejam tecnológicos, financeiros ou humanos, para realizar seu trabalho de maneira eficaz.

  • promover um ambiente de trabalho positivo, onde os funcionários se sintam valorizados e motivados.

b) Resolução de Problemas

Assim como o falso 9 deve estar atento aos movimentos dos defensores para criar oportunidades, um líder precisa estar atento aos problemas que surgem no dia a dia e ser proativo na sua resolução.

Exemplos:

  • dar feedbacks constantes para identificar e resolver problemas rapidamente. Reuniões frequentes de 1 a 1 são uma ótima ferramenta para isso.

  • tomar decisões ágeis e eficazes para resolver problemas, antes que eles se tornem grandes.

  • dar suporte e orientação contínua, ajudando o time a superar desafios e obstáculos.

c) Criação de um ambiente de trabalho "ideal"

O ambiente de trabalho nunca vai ser perfeito. Acreditar nisso é utopia.

Ainda assim, o líder deve trabalhar para criar um ambiente onde a equipe possa se concentrar em suas tarefas principais, tendo a confiança e a tranquilidade de que o líder está cuidando dos detalhes e resolvendo os problemas que surgem.

Exemplos:

  • delegar responsabilidades e confiar na capacidade da equipe para tomar decisões, ao mesmo tempo em que oferece suporte quando necessário.

  • promover o bem-estar do time, propiciando equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

  • fomentar uma cultura de inclusão, onde todos se sintam valorizados e respeitados, independentemente de suas origens ou funções.

O líder falso 9 na prática

Para ilustrar como os princípios do falso 9 podem ser aplicados à liderança, quero compartilhar alguns exemplos práticos de situações que eu vivi, presenciei ou conheci nesses meus quase 15 anos de vida profissional.

Caso 1: Flexibilidade em uma empresa de tecnologia

Imagine um desenvolvedor de software em uma empresa de tecnologia que é contratado principalmente para escrever código.

Durante um projeto crítico, a empresa enfrenta desafios com a integração de diferentes sistemas.

Em vez de se limitar ao seu papel de desenvolvedor, esse profissional assume a iniciativa de colaborar com a equipe de integração, propondo soluções técnicas e facilitando a comunicação entre as equipes.

Ao fazer isso, ele se torna um recurso valioso, demonstrando flexibilidade e capacidade de adaptação, contribuindo significativamente para o sucesso do projeto.

Caso 2: Inovação em um empreendimento solo

Considere um empreendedor que abre uma cafeteria em uma área urbana competitiva.

Em vez de seguir o modelo tradicional, ele decide implementar um sistema de pedidos totalmente digital, onde os clientes podem personalizar suas bebidas através de um aplicativo móvel.

Além disso, ele cria um programa de fidelidade que utiliza gamificação para engajar os clientes.

Essa abordagem inovadora passa a atrair uma clientela mais jovem e tecnicamente inclinada, diferencia a cafeteria dos concorrentes e estabelece um novo padrão no mercado local.

Caso 3: Liderança em uma grande empresa

Pense em um gerente de projetos em uma grande empresa de consultoria que está liderando uma equipe diversificada para um cliente importante.

Em vez de apenas delegar tarefas, ele adota uma abordagem de liderança servidora, ouvindo as ideias e preocupações de cada membro da equipe e facilitando sessões de brainstorming para gerar soluções criativas.

Ao capacitar sua equipe e promover um ambiente de colaboração, ele aumenta a moral e o engajamento e assegura que o projeto seja concluído com excelência, superando as expectativas do cliente.

Para concluir…

Você já tinha parado para pensar em analogias como essa?

A função do falso 9 no futebol, além de uma estratégia tática inovadora, oferece uma rica fonte de insights sobre liderança empresarial e é também uma poderosa metáfora para o mundo profissional.

Se quiser, pode usá-la a partir de agora.

Tá liberado! 😜

A flexibilidade, criatividade, visão estratégica e capacidade de colaboração do falso 9 são qualidades que também definem um líder eficaz.

Entendo que, ao buscar adotar e praticar esses princípios, líderes podem navegar com mais chances de sucesso pelas complexidades do ambiente de negócios moderno, inspirar suas equipes e promover uma cultura de inovação e colaboração, independentemente do papel que exerça ou do setor em que atua.

E, tal como o falso 9 limpa a área para que outros atacantes possam brilhar, um líder eficaz remove os obstáculos para que sua equipe possa trabalhar de maneira produtiva e tranquila, confiando que o líder fará um bom trabalho e manterá o caminho livre para o sucesso coletivo.

📖 Eu recomendo!

Se quiser se aprofundar na busca pelo autoconhecimento e por crescimento pessoal, recomendo a newsletter 1% Melhor a Cada Dia, do meu xará, Gustavo Luiz!

Para se inscrever gratuitamente, basta clicar no botão abaixo:

Sponsored
1% Melhor a Cada DiaConteúdos baseados na ciência para atingir alta performance, mantendo a saúde física e mental em um mundo de distrações e incertezas.

📩 Vida & Lucros para todos 

Encontrou algum valor nessa reflexão de hoje? Compartilhe a newsletter Vida & Lucros com amigos e familiares que possam se beneficiar também.

🧠 Meu download mental

(1) O que estou lendo agora? 📕

  • Atitude Mental Positiva

    Um clássico de Napoleon Hill, o livro ensina que nossa mente é um talismã secreto. De um lado é dominado pelas letras AMP (Atitude Mental Positiva) e, por outro, pelas letras AMN (Atitude Mental Negativa). Uma atitude positiva irá, naturalmente, atrair sucesso e prosperidade. A atitude negativa vai roubá-lo de tudo que torna a vida digna de ser vivida.

(2) Me assista tocando essa música 🎹

(3) O que estou assistindo? 🎥 

  • Atentado ao Hotel Taj Mahal

    Baseada nos ataques de 2008 em Mumbai, esse filme angustiante acompanha as pessoas e os eventos dentro do grande Hotel Taj Mahal ao longo de quatro dias de terror. Eu fiquei impressionado, principalmente por saber que aquilo aconteceu de verdade!

(4) O que estou ouvindo? 🎧

🗣️ Sua opinião importa muito!

Sua opinião é fundamental para que eu possa melhorar cada vez mais a qualidade dos conteúdos que trago por aqui.

Se quiser me dar seu feedback sobre a newsletter de hoje e/ou sugerir um tema para a próxima edição, responda esse e-mail ou me envie uma mensagem pelo Instagram, no @ogustavopedroso.

Obrigado por ler até aqui! 🫡

Até a edição #013,

Gus

Reply

or to participate.